quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Conquista da Costa Africana

No início do século XV, o principal objectivo das viagens marítimas era a exploração da costa africana, para chegar aos locais de exploração de ouro e controlar o comércio.



A costa ocidental africana era conhecida apenas até ao Cabo Bojador. Em 1434, Gil Eanes conseguiu passar além do Cabo Bojador, abrindo caminho pelo mar desconhecido.
Gil Eanes
Nos anos seguintes os portugueses descobriram mais da costa africana como a Guiné (1436), Arguim (1443) e descobriram o arquipélago de Cabo Verde (1456). Em 1460, morte do Infante D. Henrique, já eram conhecidas as terras da costa africana até à Serra Leoa. D. Afonso V deu apenas atenção às conquistas do Norte de África. Assim foram conquistadas as cidades de Álcacer Ceguer, Arzila e Tanger.
Infante D. Henriques

Contudo, com o rei D. João V (1474) as viagens marítimas voltaram a prosseguir em direção a sul. Em 1488, o navegador Bartolomeu Dias ultrapassou o Cabo das Tormentas. Este grande feito provou existir ligação entre o Oceano Atlântico e o Índico. Por este facto, aquele cabo passou a designar-se por Cabo da Boa Esperança.

Bartolomeu Dias
 


A presença portuguesa em África foi mais intensa na costa ocidental do que na costa oriental. Nas relações comerciais traficavam-se escravos e produtos locais (marfim, madeira, metais preciosos) em troca de produtos levados de Portugal (tecidos e adornos).


Sem comentários:

Enviar um comentário